sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Eu, espectadora ( 2 )


Hoje em dia eu tenho a sensação de que os outros vivem enquanto eu observo.
Eu assisto a vida que é vivida pelos outros.
O filme da vida passa,
a escola de samba da vida passa na avenida,
e eu expecto.

Tenho a sensação de estar fora da mesa do jogo,
De não tomar parte, de "não estar lá".
Espectro.

Estou na plateia, fora da torcida.
Desaparição..

Eu não vivo a vida disputada no momento vivo,
na aceleração do dia,
na entrada do metrô,
na arena ruidosa,
nesse correr asfalto,
nesse subir e descer de ônibus,
entrar e sair de fila,
qualquer fila
– fila da promoção do supermercado, fila da padaria, do banco, da boate,
do transplante, do autógrafo –
Esse sublime instante do nada,
irrealizável, como futuro,
perdido, como passado...

Esse deixar passar o tempo,
esse desvalor do tempo,
desperdício...
Esse prosaico carregar de sacolas de compras,
bater perna por aí
ou seguir o trânsito.

Essa dureza da vida,
carregar pedra, empilhar tijolo,
esse descascar abacaxi...

Esse desfrutar a vida,
viajar, festejar.

Também esse fazer figura, se inscrever, se inserir, se produzir, disputar,
fazer escova, chapinha, maquiagem,
namorar,
se envolver em algum escândalo local ou nacional,
sair na TV,
jogar na loteria,
tomar um porre no bar da esquina,
sair com as amigas
– ai que inveja de quem sai com amigas... –
Gargalhar, muito, gargalhar...

Esse quotidiano existe sem mim
e apesar de mim.
Esse acontecer,
esse correr riscos.
essa tragédia,
essa representação banal,
essa vida-novela-vida,
esse "aqui e agora".
esse presente que nunca termina...

Brigar e bater o telefone,
chorar pelo amor perdido.

Estrear vestido novo,
ver-no-que-vai-dar,
Simplesmente viver.
Laissez-faire, laisse passer...
Olha a chuva, olha a cobra!
Saravá! Anarriê!

Tomar parte, tomar partido, defender, acusar,
se integrar à vida, sem interrogar a vida,
simplesmente aceitar.
permitir a vida,
sem ressalva ou condição.

Sem pensar nem refletir,
sem precisar ou definir a vida,
sem problematizar.
Gozar a vida e sofrer a vida,
ir com a maré,
não resistir,
se deixar levar, se deixar viver...
Aceitar a vida, o bom da vida.
A pena da vida...o difícil da vida.
Tragar a droga da vida,
respirar, inspirar, injetar, sonhar.
Se conformar, aderir.
Sem reação, revolução.
Nada de conflito,
sublevação, oposição,
nenhum atrito, nenhum esforço,
sem desconforto.
Que venha o perigo,
Que venga el toro!
Apocalipse-me now!
Viva os Hooligan!

Torcer pelo time de futebol?
– pobre de mim, como eu odeio futebol! –


Um comentário: